Termos de utilização

1. Considera-se utilizador a pessoa que aceda, por qualquer meio, ao site.

2. O conteúdo deste site (i) visa fornecer informações e opiniões de caráter geral, (ii) não constitui a prestação de serviços jurídicos, nem um meio para estabelecer uma relação profissional, ou de qualquer outro tipo, entre o utilizador e o autor, (iii) não resulta do cumprimento de qualquer dever de dar conselho, recomendação ou informação e (iv) não tem conteúdo publicitário.

3. O seu autor não assume qualquer responsabilidade por ações ou omissões dos eventuais destinatários, tomadas com base na informação ou opinião disponibilizada neste site.

4. O seu autor autoriza a visualização e a cópia privada do conteúdo do site nos sistemas informáticos (software e hardware) do utilizador. Ficam excluídos os usos com a finalidade de desenvolver atividades de caráter comercial ou profissional.

5. A reprodução, transformação, armazenamento permanente, distribuição, comunicação pública, colocação à disposição ou retransmissão do seu conteúdo são expressamente proibidos, salvo autorização prévia, por escrito, do autor.

6. Sem prejuízo do disposto no número anterior, são admissíveis as hiperligações ou os dispositivos técnicos de ligação com este site, desde que (i) fique convenientemente salvaguardada a autoria e origem dos textos e (ii) não vise ou tenha por efeito prejudicar o autor.

7. As hiperligações ou os dispositivos técnicos de ligação com este site não constituem, sequer, mero indício de qualquer relação jurídica entre o autor e o utilizador, nem a aceitação ou aprovação por parte do autor da ação ou omissão do utilizador ou de terceiros.

8. O autor pode proibir ou inutilizar, em qualquer momento, sem aviso prévio ou direito a indemnização ou compensação, hiperligações ou dispositivos técnicos de ligação com este site.

9. O uso do site tem carácter gratuito, sem prejuízo dos custos de conexão da correspondente rede de comunicações eletrónicas pela qual o utilizador tenha acesso àquele.

10. A designação “Direito Criativo” é uma marca registada, pertencente ao autor.

11. O autor pretende garantir e proteger a privacidade e demais obrigações legais em sede de proteção de dados.

12. O site não regista, de forma automática, qualquer dado pessoal que identifique o utilizador. Todavia, são registadas informações de carácter não pessoal e não identificável com um utilizador concreto, nomeadamente o tipo de navegador de internet do utilizador, sistema operativo do utilizador e localização geográfica com o objetivo de melhorar a navegação e a gestão de conteúdos do site.

13. A informação agregada e estatísticas sobre as visitas não inclui dados que possam ser usados para identificar os utilizadores. Salvo quando se justificar e na estrita medida, nomeadamente no seguimento de utilização do formulário de contacto, não serão recolhidos ou tratados dados pessoais dos utilizadores.

14. No seguimento do uso do formulário de contacto, recolhemos as informações que o utilizador optar por preencher. Essa informação será recolhida e processada apenas no âmbito do que nos for solicitado.

15. O utilizador (i) está consciente e aceita, voluntária e expressamente, que o uso do site se realiza sempre sob a sua única e exclusiva responsabilidade e (ii) assume o dever de ler, com atenção, as presentes cláusulas e, caso assim o entenda, de colocar as questões ao autor.

16. Qualquer questão sobre o conteúdo do site, nomeadamente sobre as presentes cláusulas, deve ser submetida através do formulário de contacto.

17. O autor pode alterar, a qualquer momento e sem necessidade de aviso prévio, a apresentação, configuração e conteúdo do site, nomeadamente as presentes cláusulas. As alterações aos termos de utilização são publicadas no site.

18. O uso do site rege-se pela lei portuguesa. Para dirimir qualquer litígio é competente o tribunal judicial da comarca de Lisboa.

19. Ao utilizar o site concorda com as cláusulas supra referidas.