artigos...

Sabia que…? Curiosidades sobre vistos

– O número de vistos recebidos por imigrantes que chegam a Portugal abrandou significativamente nos últimos três meses, período que coincide com o fim da “manifestação de interesse”. Segundo dados oficiais, a emissão do visto de procura de trabalho diminuiu 24% em relação à média mensal do total dos 12 meses do ano anterior. A tendência é a mesma nos vistos concedidos a pessoas que já entram com emprego assegurado.

– A partir de outubro serão abertas mais vagas para processos de reagrupamento familiar, procurando acelerar a integração dos imigrantes regularizados; os imigrantes com filhos menores poderão inscrever-se no portal e pedir um agendamento para agrupamento familiar, podendo assim trazer as suas famílias para Portugal, de forma regular.

– Com a intenção de proteger e reforçar suas fronteiras, a União Europeia (UE) criou uma Autorização de Viagem Eletrônica chamada ETIAS, que é a sigla de European Travel Information and Authorization System (traduzido como Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem). Esse sistema foi criado para suprir a necessidade de identificar possíveis ameaças ou riscos associados a pessoas que pretendem viajar para visitar ou fazer negócios de até 90 dias nos países do Espaço Schengen.

– Os cidadãos brasileiros que desejam visitar Portugal têm direito à isenção de visto nas viagens com finalidade de turismo, negócios ou trânsito, podendo ficar até 90 dias no país, sem necessidade de visto. Respeitadas essas condições, os cidadãos brasileiros podem entrar em Portugal apenas com o passaporte e, a partir de 2025, com a autorização de viagem ETIAS.

Leonor Frazão Grego @ DCM | Littler

Partilhar